Clínica Torino
  • Instagram Dr. Rodrigo
  • Instagram Dra. Larissa
Menu
Conheça mais sobre a simpatectomia!
O que você procura
ajudamos em sua busca
Sombra

Otoplastia

O que é Orelha Proeminente (Orelha de abano)?
É uma alteração anatômica da cartilagem da orelha, que ocorre durante o desenvolvimento embriológico. Nela, podemos observar uma má definição de uma área chamada anti-hélice (que é uma das dobras naturais da orelha) associada ou não a uma hipertrofia (aumento) da cartilagem conchal. Essas alterações isoladas ou em conjunto levam ao que chamamos de orelhas proeminentes, que são orelhas mais abertas na vista frontal.

Por ser congênita, os bebês já nascem com essa alteração, a qual se torna mais evidente no decorrer dos anos, com crescimento e desenvolvimento da criança.

Como é feito o tratamento?
O tratamento das orelhas proeminentes é feito por meio da cirurgia chamada Otoplastia. Essa cirurgia pode ser realizada na infância ou na vida adulta. Crianças a partir de 6 anos de idade já podem realizar essa cirurgia, desde que além do desejo dos pais, a criança também expresse o desejo de realizar o tratamento.

Como é o procedimento?
A cirurgia é feita com anestesia local com ou sem sedação (decisão baseada na idade do paciente, nas condições de saúde e preferência do paciente). Através de uma incisão feita atrás da orelha são tratados os elementos que causaram essa alteração anatômica. Quando existe uma má formação da anti-hélice, utilizamos uma técnica em que são feitos pontos para modelar a cartilagem e refazer a dobra natural da anti-hélice. Quando existe hipertrofia de concha, podemos fazer pontos de ancoragem para reduzir a proeminência da orelha ressecando ou não uma pequena porção de cartilagem.

É necessário internamento?
O paciente interna apenas para realizar a cirurgia, mas não é necessário passar uma noite no hospital. O paciente recebe alta após o término procedimento, quando já estiver se sentindo melhor e apto para retornar a sua casa.

Como é a recuperação?
É comum sentir dor leve a moderada na primeira semana após a cirurgia. Por isso é recomendado o uso de analgésicos de acordo com a intensidade da dor.
As orelhas ficam inchadas nos primeiros dias, mas esse edema vai sumindo com o passar do tempo.
Pontos são retirados com 10 a 14 dias de pós-operatório.
Outras recomendações são: uso de faixa na área das orelhas no primeiro mês após a cirurgia e restrição de atividade física mais intensa nos primeiros 15 dias de pós-operatório.

Mais Informações

Código de Segurança: Confirmação

Como Chegar

Endereço

Edifício Fritz Müller Center, próximo ao Hospital Santa Catarina e ao Terminal da Fonte.
Rua Berta Odebrecht, 66, sala 805, Garcia - Blumenau - SC

Horários

De Segunda-Feira à Sexta-Feira,
das 8:30 às 17:30 horas

Institucional

© 2021 Clínica Torino - Política de Privacidade
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.