O O que é?
É a cirurgia para tratamento da estética e da função nasal. Através dela é possível melhorar fatores que podem incomodar no dia a dia, como dorso com elevação ou giba, ponta mais larga ou bulbosa e as narinas largas. O nariz ideal é subjetivo, varia conforme gosto pessoal, formato da face, etnia, personalidade. Por isso, o ideal é fazer as devidas correções, evitando as padronizações.
Como é a cirurgia?
A cirurgia é feita sob anestesia geral. São feitas incisões internas (não perceptíveis) e uma incisão externa pequena na região da columela. Através desse acesso é possível visualizar a estrutura óssea e cartilaginosa do nariz e são feitas as correções necessárias. Na maioria dos casos, enxertos de cartilagem do próprio nariz são usados para melhorar a estrutura do nariz e diminuir o risco de assimetrias e tortuosidades. Remodelamento e fraturas dos ossos nasais fazem parte do procedimento para melhorar a proporções após as correções de dorso e ponta.
Como é a recuperação?
A rinoplastia é uma cirurgia que não costuma causar grande desconforto (dor) no pós-operatório.
Inchaço leve a moderado é esperado e alguns pacientes podem apresentar também pequenas áreas de equimose (roxos) na face.
É necessário fazer restrição em relação a atividades que exijam esforço físico maior nos primeiros 15 dias.
Os pontos e a tala (aquaplast) são removidos no primeiro retorno pós-operatório, que ocorre 7 dias após a cirurgia.
O resultado final da cirurgia é mais perceptível após a regressão completa do inchaço, o que pode levar até 12 meses.
A cicatrização comumente ocorre de forma satisfatória, resultando apenas uma cicatriz pequena na região da columela, muitas vezes, sendo muito pouco visível.