Recomendo para as minhas pacientes que desejam ser mães, já começarem a se cuidar antes mesmo da gestação.
O abdome sofre várias mudanças para acomodar o bebê, como a distensão da pele e o afastamento dos ventres do músculo reto abdominal (diástase).
Como o foco principal das alterações é o abdome, a maior parte das minhas recomendações são voltadas para essa área.
1) Cuide com o ganho de peso em excesso. É comum e saudável ganhar peso na gestação para uma boa formação e desenvolvimento do bebê, mas peso em excesso pode ser prejudicial para a saúde do bebê e da mãe.
2) Hidrate muito a sua pele, principalmente na área das mamas, do abdome, flancos e glúteos. Essas são as áreas do corpo que mais sofrem alterações com o ganho de peso e, por isso, são mais suscetíveis a formação de estrias.
3) Pratique atividade física supervisionada por um profissional. Os benefícios são inúmeros: melhora da disposição, controle do peso, fortalecimento muscular
4) Bioestímulo de colágeno!! Esse procedimento costumo indicar antes e depois da gestação, pois a melhora da qualidade de pele ajuda muito na prevenção e tratamento da flacidez de pele do abdome.
5) Deixe em dia seus procedimentos estéticos, como botox, preenchimento e bioestimuladores de colágeno se estiver pensando em engravidar, pois eles não podem ser feitos durante o período da gestação. Logo após o bebê nascer, já podemos reagendá-los.