Clínica Torino
  • Instagram Dr. Rodrigo
  • Instagram Dra. Larissa
Menu
O que você procura
ajudamos em sua busca
Sombra

Saúde Pulmonar em Foco

  • Saúde Pulmonar em Foco

A pandemia da COVID-19 trouxe um órgão ao centro do palco no ano 2020, o pulmão. Não somente pelo fato de ser o órgão mais prejudicado pela infecção pelo coronavírus, mas também pelo fato de condições pré-existentes agravarem ainda mais o curso da doença como um todo. Muitos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus realizaram exames de raio-x e tomografia de tórax para descobrir se estavam infectados e o grau do acometimento pulmonar. Alguns tiveram a feliz notícia de descobrirem que seus pulmões se encontravam saudáveis, outros descobriram sinais da COVID-19 e um terceiro grupo descobriu doenças pulmonares que não sabiam possuir: enfisema pulmonar, bolhas pulmonares, nódulos e massas pulmonares. Um trabalho na Holanda mostrou que quase um quarto dos pacientes que fizeram tomografia de tórax por suspeita ou rastreio de COVID descobriram alterações pulmonares e alteração na mama suspeitas para neoplasia.

O câncer de pulmão é a neoplasia com maior letalidade na atualidade e as melhores chances de cura estão nos casos diagnosticados em estágios iniciais, quando as alterações são pequenas e se localizam somente no pulmão, os chamados nódulos pulmonares. O câncer de pulmão é fortemente associado ao tabagismo, sendo maior o risco quando se fuma mais cigarros por dia e por mais anos consecutivos. Aos pacientes que receberam o diagnóstico de nódulos ou quaisquer outras alterações em uma tomografia de tórax a recomendação é procurar avaliação especializada com o cirurgião torácico e/ou pneumologista para esclarecer o que significa a alteração e se há necessidade de maiores investigações. Através de biópsias o cirurgião consegue confirmar se a alteração é maligna e pode propor o tratamento definitivo mais adequado que pode ir desde cirurgia até a associação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. As biópsias e cirurgias são realizadas pelo médico cirurgião torácico e hoje em dia, com a tecnologia disponível, podem ser feitas por vídeo e até por cirurgia robótica.

Não há relação com a COVID-19 e a evolução das lesões pulmonares para câncer, porém após casos graves da doença o pulmão pode ficar com sequelas e por isso a importância do paciente manter o acompanhamento especializado após a alta hospitalar. Muitos serviços no Brasil e no exterior realizam novas tomografias nos pacientes mais graves após 6 a 12 semanas da infecção para avaliar a presença de sequelas e necessidade de tratamentos ou investigação adicional.

Atualmente muitas sociedades de especialidade já recomendam o chamado rastreio do câncer de pulmão para pacientes que têm mais risco de desenvolver a neoplasia. O público alvo são homens e mulheres entre 50 e 80 anos que possuem alta carga tabágica, ou seja, que fumaram muitos cigarros e por bastante tempo. A carga tabágica é calculada baseada em quantos maços de cigarro o paciente fuma por dia e por quanto tempo; por exemplo, um indivíduo que fuma um maço por dia há 20 anos tem a caga tabágica de 20 maços-ano, se esse paciente está na faixa etária entre 50 e 80 anos, ele tem indicação do rastreio de câncer com a tomografia de tórax de baixa dose de radiação.

Apesar de o rastreio ser uma ferramenta útil na detecção precoce, não podemos deixar de enfatizar a importância de cessar o tabagismo. Parando de fumar, não somente a função pulmonar é preservada, como o paciente tem chance de recuperá-la quanto mais tempo fica longe do cigarro. Além disso, o cigarro é associado a várias outras doenças cardiovasculares e cânceres como o de bexiga, laringe, entre outros, logo os benefícios para saúde são muitos.

Como Chegar

Endereço

Edifício Fritz Müller Center, próximo ao Hospital Santa Catarina e ao Terminal da Fonte.
Rua Berta Odebrecht, 66, sala 805, Garcia - Blumenau - SC

Horários

De Segunda-Feira à Sexta-Feira,
das 8:30 às 17:30 horas

Institucional

© 2021 Clínica Torino - Política de Privacidade
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.