Os conceitos sobre beleza e estética mudam com o passar do tempo. Em décadas passadas as cirurgias de aumento mamário com próteses grandes se popularizam porque as mulheres buscavam ter mamas maiores.
Atualmente, ainda há o desejo pela cirurgia de aumento mamário, principalmente por mulheres que pela genética e composição corporal apresentam mamas menores e por aquelas que com o passar do tempo apresentaram alteração do volume da mama por perda de peso, gestação, amamentação ou pelo envelhecimento.
Porém, a diferença em relação ao passado é que as mulheres tem optado por próteses menores, menos marcadas, para mamas com contornos mais suaves por ser uma estética que se aproxima mais do natural. Outro motivo é que pelo aumento da prática de atividade física pela população e adoção de estilo de vida mais saudável, mamas grandes e próteses grandes podem atrapalhar em alguns tipos de exercícios.
Não podemos esquecer que o conceito de prótese grande ou pequena varia de acordo com a proporção corporal de cada mulher, devendo ser analisada altura, largura do tórax e composição corporal.
Outra mudança ocorreu em relação a técnica cirúrgica. Atualmente, na maioria dos casos, as pacientes se beneficiam com a colocação do implante por via submuscular, para maior estabilidade da prótese ao longo dos anos.
Se você tem interesse nesse assunto e pensa em realizar essa cirurgia, o primeiro passo é conversar com um cirurgião plástico de sua confiança.