O conhecimento sobre envelhecimento facial avançou muito nas últimas décadas, assim como os tratamentos para reduzir os seus efeitos. A partir dos 25 anos, em média, uma série de alterações começam a ocorrer na nossa face e seus efeitos são visíveis alguns anos após.
1) A pele sofre atrofia, fica mais fina, flácida e menos hidratada. Isso favorece o surgimento de rugas, assim como perda do contorno facial.
2) Os nossos coxins de gordura (que dão jovialidade a face) perdem volume, deixando a face mais murcha e envelhecida.
3) O nosso esqueleto facial sofre reabsorção e mudança de formato. Isso resulta em perda de sustentação na área das maçãs do rosto, dos olhos, do nariz.
Todas essas alterações trazem sinais como rugas aos redor dos olhos, na testa; sulcos (bigode chinês, olheira, marionete); rosto mais derretido por perda de contorno.
Muitos pacientes referem que se olham no espelho e notam uma aparência cansada, triste e envelhecida, mesmo não se sentindo assim.
E COMO FAZER PARA ENVELHECER MELHOR?
Toxina botulínica, preenchedores com ácido hilurônico, bioestimuladores de colágeno injetáveis, fios de PDO e lasers são os melhores tratamentos para melhorar esses sinais, preservando a naturalidade da face.
A indicação de cada um desses tratamentos ou da combinação deles é feita em avaliação individualizada (consulta médica).
Estudos mostram que muitos desses tratamentos, além de atenuar os sinais do envelhecimento já presentes, também podem prevenir o surgimento de outros sinais, que seria o conceito de envelhecer melhor.
Por isso, o melhor é começar o quanto antes.