A ruborização do rosto, famoso ficar vermelho, é normal na maioria das pessoas, acontecendo em situações de estresse, ansiedade e constrangimento. Algumas pessoas podem ficar com o rosto e pescoço vermelho após ingestão de bebidas alcóolicas ou atividades físicas intensas sem caracterizar doença ou prejudicar a qualidade de vida.
Porém, alguns indivíduos apresentam um quadro de rubor facial - também conhecido como blushing e flushing - espontâneo, que acontece muitas vezes ao dia e é mais intenso nas condições de estresse e exposição social. Algumas vezes os pacientes apresentam sudorese aumentada na região de face, mãos e/ou pés. Essas são características do rubor neuromediado, ou seja, que tem relação com o sistema nervoso simpático.
Nesses casos a simpatectomia pode ser de grande ajuda para o controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente. Com essa cirurgia impedimos que os estímulos excessivos cheguem ao rosto e levem à ruborização. A resposta após a cirurgia é imediata e não é preciso nenhum tratamento adicional.