Que a dor torácica preocupa com a possibilidade de coração a maior parte das pessoas já sabe, porém é comum que pacientes permaneçam sem diagnóstico e com dores após descartada a possibilidade de dor cardíaca. Nesses casos, quais seriam as razões para o paciente sentir dor? Além do coração, as outras principais causas de dor torácica envolvem doenças pulmonares e condições músculo-esqueléticas, dentre eles: o pneumotórax, a costocondrite e síndromes costo-esternais. Vamos aprender um pouco mais sobre elas?
O pneumotórax acontece quando o pulmão apresenta alguma forma de vazamento, na maior parte das vezes devido a pequenas bolhas que estouram espontaneamente. O paciente inicia com uma dor em um dos lados do tórax que fica mais intensa com a tosse e o respirar profundo. A sensação da dor pode piorar progressivamente e alguns casos podem sentir falta de ar. O tratamento pode exigir internamento e observação e até cirurgia buscando drenar esse ar acumulado ao redor dos pulmões e fechar a área de vazamento. É importante que os pacientes sejam avaliados pelo cirurgião torácico pois o pneumotórax tem risco de retornar, sendo muitas vezes indicado tratamento especializado para diminuir esse risco.
A costocondrite e síndromes costoesternais são dores localizadas na região da frente do peito geralmente nas costelas e entre as costelas. Essas dores pioram com a palpação e movimentos de membros superiores. Apesar de não serem intensas, essas dores são persistentes, muitas vezes durando semanas e levando o paciente várias vezes à emergência médica em busca de exames que possam explicar o que está acontecendo. O diagnóstico de costocondrite é realizado pela avaliação especializada e o acompanhamento com cirurgião torácico garante a exclusão de outras condições preocupantes e tratamento buscando a reabilitação completa que envolve medicação e exercícios.
O diagnóstico da causa de uma dor torácica pode envolver a avaliação com mais de um especialista e o cirurgião torácico é um dos profissionais dedicados à investigação e tratamento das possíveis doenças causadoras desse sintoma.